Os Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica Conectada à Rede podem ser classificados de acordo com as funções do sistema e se a energia elétrica gerada pode ser devolvida ao sistema de energia.
Classificação dos Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica Conectada à Rede de Acordo com a Função
De acordo com a função do sistema, pode ser dividido em duas categorias: um é o sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede não programado, sem ligação implícita a baterias; O outro é um sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede programado com baterias de armazenamento. O sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede programado adiciona uma ligação de armazenamento de energia. O sistema primeiro carrega a bateria e, em seguida, usa o sistema como conectado à rede ou independente após a inversão, de acordo com as necessidades. O tempo de funcionamento e a potência conectada à rede do sistema podem ser definidos artificialmente. Embora, à primeira vista, o sistema conectado à rede programado tenha mais funções do que o sistema não programado, a adição de ligações de armazenamento de energia trouxe muitos problemas sérios, por isso, atualmente o sistema de fotovoltaica conectado à rede é principalmente do tipo não programado. O sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede não programado tem alta integração, instalação e depuração relativamente convenientes e alta confiabilidade.
Classificação dos Sistemas de Geração de Energia Fotovoltaica Conectada à Rede de Acordo com a Devolução de Energia Elétrica
De acordo com se a energia elétrica gerada pode ser devolvida ao sistema de energia, pode ser dividido em tipo contra-corrente, tipo não contra-corrente, tipo comutação, tipo de corrente direta e alternada, tipo misto e tipo regional.
(1) Sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede CC-CA, que fornece diretamente a corrente contínua gerada pelo sistema de geração de energia do inversor conectado à rede a equipamentos elétricos. Esse sistema às vezes é usado com o sistema de energia, e seu principal propósito é melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia.
(2) Sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede híbrida Quando a energia fornecida pela geração de energia solar fotovoltaica é insuficiente (como tempo chuvoso contínuo, curto tempo de sol no inverno, etc.), outros sistemas de geração de energia, como geração de energia eólica e geração de energia de células a combustível, podem ser combinados com o sistema de geração de energia fotovoltaica. Tais sistemas de geração de energia fotovoltaica conectado à rede híbrida, como sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede solar, sistema de geração de energia de células a combustível e sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede eólica e solar. O sistema complementar vento-luz utiliza tanto a energia solar quanto a energia eólica para gerar eletricidade, aproveitando assim os recursos meteorológicos. Ele pode gerar eletricidade dia e noite. Em condições climáticas adequadas, o sistema híbrido vento-solar pode melhorar a continuidade e a estabilidade do fornecimento de energia. Normalmente, quando não há sol à noite, o vento está forte, portanto, a complementaridade é boa, e a configuração do painel solar do sistema pode ser reduzida, reduzindo assim significativamente o custo do sistema. O investimento inicial e o custo de geração de energia por unidade de capacidade do sistema são mais baixos do que os do sistema fotovoltaico independente. O sistema pode fornecer energia (vender eletricidade) ao sistema de rede elétrica quando houver excesso de geração de energia; Quando a energia gerada por esse sistema for insuficiente, ela pode ser fornecida pelo sistema de rede elétrica (compra de eletricidade).
(3) Sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede contra-corrente, quando o sistema de geração de energia fotovoltaica solar gera energia elétrica suficiente, o excedente de rede elétrica pode ser fornecido ao sistema de energia; Quando a energia fornecida pelo sistema de geração de energia fotovoltaica solar é insuficiente, o sistema de energia externo pode ser usado para fornecer energia. Esse tipo de sistema é chamado de sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede contra-corrente.
(4) O sistema de geração de energia do inversor conectado à rede de inversor sem sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede contra-corrente não fornece energia ao sistema de energia, mesmo se houver geração abundante de energia, mas quando o suprimento de energia do sistema de geração de energia fotovoltaica solar é insuficiente, ele pode ser fornecido por um sistema de energia externo. Esse tipo de sistema é chamado de sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede não contra-corrente.
(5)Sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede de comutação, que pode ser dividido em dois tipos: sistema de geração de energia fotovoltaica conectado à rede de comutação e sistema de conectada à rede de comutação autônoma.
Av. Chucri Zaidan, 1550, 1805, Vila Cordeiro, São Paulo / SP - Brasil - CEP: 04583-110